quarta-feira, 30 de março de 2011

Meu lado Maria

Não gosto de quem posa de inteligente, culto e letrado. Mesmo porque por mais inteligente, culto e letrado que você seja, cá pra nós, tenho certeza que vez ou outra passa os olhos na Contigo. Ou em qualquer site fofoqueiro. Ou na coluna social. Ou no Faustão. Ou no Big Brother. Além disso, não acho que assistir baboseiras seja atestado de inteligência e/ou esperteza. Eu, por exemplo, vejo o Big Brother pra rir. Leio livros que os mais intelectualizados (?) condenam para relaxar, me divertir, esquecer um pouco as asperezas da vida. A verdade é que tem muita gente fazendo pose por aí, mas lá no fundo adora ouvir uma música brega. Mas esse já é outro assunto. Hoje eu quero falar da Maria.
Sabe a Maria do Big Brother? A Maria, aquela que teve um rápido affair com o nada-bonito-Maurício. Maria, aquela que depois que o nada-bonito saiu da casa arrastou asa para o Wesley. Maria, que depois que o Maurício voltou pra casa se arrependeu. Maria, aquela que bebe e mostra a bunda na televisão. Maria, aquela que diz Maurício-gosto-de-você baixinho no ouvido. Maria, aquela que perde o foco, a noção, o norte, o jeito, o gesto. Maria, aquela que esquece a dignidade no fundo do copo. Maria, aquela que ataca o cara, chora pelo cara, quer de todo o jeito beijar o cara, é louca pelo cara, tarada, maníaca, doente. Pois bem, essa é Maria. Maria, que já foi uma das Felinas. Maria que, diz a lenda, já fez uns bicos na profissão mais antiga do mundo.
Não me importo com o passado da Maria. E eu digo: gosto da Maria, pois o que importa é o que a Maria representa, o que a Maria é, o que a Maria nos faz ver. Eu me enxergo na Maria. Eu enxergo muitas mulheres na Maria. E eu repito Maria-Maria-Maria. A Maria representa nossas lágrimas, nosso rímel borrado, nossos porres, nossas ligações na madrugada, nossos fiascos, nossas insanidades. A Maria representa aquela mulher que já perdeu a cabeça e o juízo por causa de um homem. A Maria é aquele comportamento que você teve sábado passado quando, bêbada e ofendida, mandou 34 mensagens para o celular do ex-namorado. A Maria sou eu há 5 anos atrás, que corria atrás de um cara que me fazia de gato e sapato.
Maria é aquela moça que insiste em manter uma relação com um cara que tem namorada. Maria é aquela que gosta, tem uma inocência no peito, uma ilusão na boca, uma incoerência no olhar. Maria é aquela que acredita em palavras, se apega e quer ir até o fim. Maria é aquela que acha que o passado dita a moda do presente. Maria é aquela que não pensa antes de falar - e age como dá na telha. Maria é impulsividade, calor, vontade. Maria é a falta de vergonha em se expor.
A Maria, minha amiga, é a inimiga íntima de toda mulher
Clarissa Corrêa 
-


Eu, Emilly, concordo plenamente em gênero, número e grau, achei perfeito esse texto sobre a Maria do BBB, serviu como inspiração para o Bial na hora da eliminação, o texto está na íntegra, depois vou procurar o texto na releitura do próprio Bial que é magnifíco também.Tal aponta claramente a questão do preconceito e rótulos estipulados por nós mesmo, quando na verdade cada um tem um pouco daquilo que é exposto evidentemente (essa é a única diferença). Cada um tem um pouco de Maria, cada um tem um ponto de loucura, de sentimento, de sensualidade, de perversidade, de puta, de piranha, como quiser dizer, seja em qualquer concepção mais eufemisada, mais culta do termo, sempre chega no mais (considerado) chulo, no mais feio, que é presente em todos nós. 
"Acho engraçado quem fala mal da Maria. Você, por acaso, nunca se humilhou por causa de um cara? Você, por acaso, nunca foi super sincera e disse tudo que seu coração achava que devia? Você, por acaso, não deixou as palavras se perderem entre os dentes, língua e saliva? Eu já. Por sinal, faço isso o tempo todo. Admiro Maria porque ela é sincera. Maria não tem vergonha de ser ela mesma, de se arrepender. Maria faz o que tem vontade e depois pensa no que fez. Maria é puro impulso, sinceridade solta. Maria é gente de verdade. E sem prazo de validade."
Maria é Emilly, é Paula, é Ana, é Michelle, é Vanessa, Paulo, João, Carla, Renato, Vitor, Carlos, André ... Maria sou eu e é você!



sábado, 26 de março de 2011

NovaMente

Minhas consultas ao dicionário desde a semana passada se tornaram ainda mais frequentes. Minha rotina agora é ler, resumir, ler, resumos, ler, textos e ler. Mesmo sendo essa a minha incessante rotina, tenho que admitir que eu estou adorando isso tudo, queria mesmo poder me dividir em dez pra me dedicar mais esses textos com ainda mais paciência, que por ser muitos me descontam atenção. Me dei uma folga essa madrugada, nos dias anteriores essa cena de está aqui digitando estava substituida por dezenas de xerox pra um lado, minha bagunça do outro, o lap top na frente e a tv ligada sem volume pra me fazer uma companhia. Meus pensamentos consequentemente se tornaram mais assíduos desde que isso se instituiu. Com relação a tudo que possa imaginar. Pra não perder o costume dessa minha mania de ler textinhos soltos me veio a dúvida de uma palavra muito simples, corriqueira, que de olhos fechados todos nós conhecemos seu significado sem que seja preciso ter o trabalho de consultar sua definição. Tem-se um sentido instantaneo de "de novo" ligado a 'igualdade', a 'mais-uma-vez-a-mesma-coisa'. Sua pronúncia já tem beleza própria, nem precisaria saber sua definição.
Mas aí é que está, sem se aprofundar ou rever alguns conceitos esquecemos o sentido das coisas. Deixamos no comum, apenas reproduzimos. Nós é que deixamos tudo igual. Esquecemos de prestar a atenção, de rever o seu verdadeiro sentido.
Recomeçamos Novamente. "Nova + -Mente". Soma. Não igualdade. Desta vez é novo, é outro, é algo que começa. - transformo esse (re)começo em seu sentido literal, daquilo que me sugere o verbete, fazendo daquilo que ignorava algo que se vê e ouve pela primeira vez.

sexta-feira, 25 de março de 2011

"só existe pra quem quer"

Vai menina, fecha os olhos. Solta os cabelos. Joga a vida. Como quem não tem o que perder. Como quem não aposta. Como quem brinca somente. Vai, esquece do mundo. Molha os pés na poça. Mergulha no que te dá vontade. Que a vida não espera por você. Abraça o que te faz sorrir. Sonha que é de graça. Não espere. Promessas vão e vem. Planos, se desfazem. Regras, você as dita. Palavras, o vento leva. Distância, só existe pra quem quer. Sonhos se realizam, ou não. Os olhos se fecham um dia, pra sempre. E o que importa você sabe, menina. É o quão isso te faz sorrir. E só




doce Caio 

domingo, 13 de março de 2011

Simplesmente Linda

Sabe, queria lhe confessar algumas coisas, coisas que já disse pra meio mundo, até para pessoas na qual eu não tinha muita intimidade, mas nunca disse à quem mais interessava. Não sei se por não me permitir ser tão audaciosa ou por não convir de repente chegar assim do nada com minhas admirações. Hoje por ser um dia ímpar onde é característico ser surpreendido, achei cabivel lhe presentear desta forma, de uma forma assim, esperei exatamente por hoje, para que lhe caiba como uma boa surpresa.
Imagino que ficaria feliz em saber que cada vez, por mais comum que seja, minha consideração aumenta quando vc me ver na rua e me atravessa sempre com um sorriso no rosto e uma simpatia de outro mundo. É algo que parece ser natural, como se pra mim restasse apenas ter essa minha tamanha admiração - cada vez mais crescida, por se tratar de você. Talvez seja exatamente por isso, por receber tanto de alguém que eu só vejo de vez em quando, minha admiração escorre demasiado. Então percebi que não precisaria mais adiar, por ser um dia importante pra vc é importante que saiba disso também.
Só vendo o quanto eu encho a boca pra lhe encher de elogios, sem economizar ou exagerar, quando alguém toca no seu nome ou quando preciso de um exemplo de beleza e simplicidade. É engraçado, parece que os dois se unem como ingredientes dando força um ao outro para te tornar ainda mais linda. Linda - exatamente isso o que eu sempre digo. Linda sim, não só na sua superficie como mais ainda, por dentro e isso se reflete ainda mais intenso por fora. Linda, linda, linda. Te vejo como um justo exemplo. Como alguém merecida da minha admiração mesmo que de longe e ainda mais do meu carinho. Que é ainda, maior, e que cresce independente sem precisar de intimidade ou de tanta aproximação. 
Parece estranho eu sei, chegar aqui e lhe dizer coisas como estas, mas é digna. Acho que muitos queriam lhe dizer o mesmo e pelos semelhantes motivos que os meus ou por outros, não dizem. A única coisa que me pergunto é se existe alguém que não se encante por vc, isso sim é que eu acharia estranho. Que lhe veja com outros olhos a não ser iguais aos olhos que eu vejo você. Então me respondo que de repente só se esquecem de dizer, o que pra mim seria a única explicação.
Mais que isso, venho lhe desejar um feliz aniversário e felicidades, em negrito e sublinhado, que seja por eterno esse teu jeito encantador, que torna qualquer conquista tua mais que merecida. E que seja sempre assim. Que hoje, seja realmente um dia especial, no mais literal possivel, que você receba declarações ainda mais espontâneas, sinceras e bonitas que a minha, que esteja rodeada das pessoas que vc mais ama nessa vida, esses são os presentes que lhe desejo receber. Que Deus lhe acrescente ainda muitos anos pela frente e que tua simpatia, beleza e simplicidade sejam dobrados por cada ano que passar. Parabéns minha Flor. É assim que eu me termino satisfeita - lhe parabenizando e lhe batizando de flor, uma palavra simples e linda como se fosse teu nome a vida toda. 



sexta-feira, 11 de março de 2011

Bem assim

Me permite? me permite dizer? Desculpa chegar assim, há algo que eu queria dizer e por medo deixo sempre passar, tenho medo de me anteceder demais de falar do meu agora e minhas vontades tomarem outros rumos amanhã ou depois. Não, não que seja irreal neste momento, não é isso, mas amanhã pode não ser isso o que eu quero dizer e você acabar me interpretando mal, entende? E talvez assim te confessando meus medos, te traga mais próximo à mim. 
Sei que já cativei rancores seus, mas entenda que não foi por mal, vasculhando lá no fundo vc vai ver que a todo momento eu só queria o teu bem, mesmo que para ser alcançado eu teria que machucar-te algumas vezes.
Aquilo que nos fere é o mesmo que nos cura. 
Sempre fiz o que pra mim deveria ser feito, não que esteja certo ou errado, era só o meu jeito, a minha vontade. Só queria deixar claro o que eu queria, sem mascaras, e pra isso eu pagaria um preço, mesmo que esse preço seja por ter sido sincera contigo, sincera com os meus sentimentos e conseqüentemente injusta com os teus. 
Tive receios e muitas travas. Não que as tenhas perdido totalmente. Mas agora está sendo diferente, por alguma razão que desconheço eu estou curtindo esse momento e era isso o que eu queria falar. Estou curtindo vc, estou curtindo nos dois. Não carregue isso pra sempre, como uma certeza pro nosso futuro. Não quero criar ilusões e expectativas, vamos com calma assim com está sendo, aos poucos, aos grãos, sem pular etapas e aproveitar a cada momento enquanto não acaba, tudo bem, amanhã ou depois com esse meu jeito instável e vulnerável as fases da lua possa minguar. Assim como pode ser novo, cheio e crescente.



Seguidores