Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a intenção de todo cerco armado é finalmente levar a Paz às comunidades - “Queremos que a população tenha, finalmente, um Natal de paz, depois de tantos anos de escravização - disse Mário Sérgio, durante a entrevista, transmitida pela Rádio CBN” - O engraçado é que depois tantos anos no mesmo dilema, depois de tantos natais escravizados, só agora a paz na comunidade ganhou valor, coincidentemente depois que o país foi nomeado sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas, respectivamente 2014 e 2016. Engraçado também, só depois do lançamento do filme tropa de Elite pelo qual é banhado de denúncias ao Estado e a corrupção presente na Justiça Brasileira é que resolveram fazer alguma coisa. Indo direto ao ponto - A verdade é que há outros interesses transvertido de confraternização.
Foi armado um grande esquema, policia pra tudo que é canto, pra cima e pra baixo, nem se sabe de onde tiraram tanto homem, porque ver ninguém tinha visto até então. Até tanques blindados da Marinha dispuseram pro combate. Agora me diz, quem diante de tanta guerra, de tantas mortes, carros incendiados, tantas noticias, tanta polêmica, tantas manchetes, quase 24 horas por dia, transmitidas igual reality show, vai lembrar-se das grandes denúncias feitas lá no tal filme? E com tanto heroísmo, com tantos discursos, com tanto espetáculo transmitido pela mídia vão negar que os interesses eram realmente levar a paz para os pobres moradores da comunidade? Perfeito! Conseguiram exatamente o que queriam! Ainda mais com tamanha estratégia, contradizendo todos os parâmetros da “ficção”.
O filme acabou, mas o Estado continua fazendo cena. O tráfico sempre existiu e o tráfico sempre beneficiou o Estado. Não se acaba com aquilo que se depende. Não da noite pro dia. Não se muda um quadro de anos de uma hora pra outra e muito menos na força, a corrupção não deixa e é peixe muito grande que está por trás de tudo. Não se acaba com o trafico simplesmente expulsando os bandidos da favela e instalando uma Unidade de Policia Pacificadora em prontidão. Só se ilude quem acredita nisso. Bandido não evapora e nem vira purpurina. O problema não acaba só muda o foco.
Não é de hoje que se tenta acabar com o narcotráfico e estamos aqui novamente – o filme é o mesmo, só mudou o elenco. Talvez nem isso. Não se está de um lado e nem de outro, são só fatos que está por trás do que a mídia insiste em mostrar - relatos de moradores satisfeitíssimos em está presos dentro de casa enquanto quem deveria está preso está do lado de fora fugindo ou armando circo . Veja, não quero tirar mérito de ninguém, muito pelo contrário, é admirável tamanha coragem, é brilhante a intervenção do Estado, é aplaudível as atitudes de todos os policiais, soldados e afins que botaram o peito e a cara à bala, mas não é só isso. E nem estou aqui desconsiderar a opinião de ninguém, porque é claro que existem pessoas felizes e cheias de esperanças, mas há quem esteja frustradas e descrentes de um final feliz que ninguém quer mostrar e nem dar tanta noticia ou tanta importância. Nem quanto às conseqüências de ambos os atos. Entregam simplesmente tudo mastigado e só mostram um lado da moeda, o lado, que mais favorece os próprios interesses – o lado bonitinho pra ser mostrado lá fora, o lado que denigrem a imagem de finalmente “paz” no estado famoso pela violência não merece noticia, agora a imagem maquiada, de Rio merecedor de ser sede de mundiais, essa sim ganha grande destaque, sendo totalmente verdade ou não. Só sabem dizer que tudo é um sucesso, quando um inocente dentro de casa morre ali, outro é estilhaçado por bala perdida aqui e se dormi na rua porque não pode voltar pra lá ou outras noticias que nem chegam e nem se sabe. Acham que favela é só lugar de bandido. Que fuzil, sangue e bala são os atores principais, enquanto os moradores ficam apenas de figuração. É claro que querem paz na comunidade, mas esse não é o real motivo da tamanha operação. A favela sempre existiu, os bandidos sempre estiveram lá e os moradores sempre passaram dificuldades e isso nunca foi segredo pra ninguém, por que só agora se preocuparam tanto com isso?
Sinceramente não sei o que pode ser feito – Pois o Sistema já está enraizado, não se muda, muda aquele que entra pra ele tentando mudar. Os bandidos sempre vão existir, tanto aqueles dentro da favela quanto aqueles que estão fora dela. Enquanto houver manipulação tudo vai ser bonitinho aos olhos de quem ver. Corrupção, fraude e hipocrisia sempre serão sinônimas de sucesso. E realmente a grande guerra é pela paz, mas pela paz de quem vê, de quem vem e de quem virá lá de fora, porque isso sim é novidade, a paz pedida de presente em todos os natais anteriores pelos moradores da comunidade, essa é apenas uma conseqüência.
Ps: Eu sei que o texto foge totalmente de todo o conteúdo, mas pra você ver que nem só de viadagens se vive esse blog haha






